CHPF

Um projeto social para uma habitação melhor

Seja bemvindo ao nosso espaço na internet. Aqui poderá obter as informações sobre a Cooperativa de Habitação Popular do Fogueteiro, relativamente às suas atividades.

Esperamos que este espaço lhe possa ser útil, ficando à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento que necessite.

No âmbito das atividades desportivas promovidas ou apoiadas pela Escola de ténis, aqui ficam alguns registos.

 

 

Torneios

Workshops 

Outros Eventos

       
  Aroeira Cardiotenis I Formação APTT em cadeira de rodas (Fred Marx)
  Final Sub/90 Cardiotenis II  
  Final Sub/ 10 Tenis  
  Final Sub/14 Demonstração de Ténis em Cadeira de Rodas  
  Final Sub/16 Mini-Ténis  
  Seixalíadas    
  Ténis 2013    
  Miratejo    
  Alverquídias    
  Seixaliadas    
  Jamor    

História


 O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do esporte data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola batesse em uma parede. Mais tarde, o jogo seria chamado de "tênis real".1

O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877.2 Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte.

"Excerto retirado da internet do site da wikipédia no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Ténis"

 

Metodologia


A metodologia utilizada nesta escola é baseada no método: Play + Stay. O Play+Stay consiste numa nova metodologia de ensino e aprendizagem do ténis desenvolvida pela Federação Internacional de Ténis (ITF). É um programa validado internacionalmente, já implementado com sucesso nas grandes potências do ténis (Bélgica, França, Holanda, Inglaterra, Suiça) e está a ser aplicado em Portugal, desde 2007, pela Federação Portuguesa de Ténis. 

 

O princípio é simples:

- Aprender enquanto se pratica;

- A técnica é ensinada enquanto se joga;

- O essencial é que o atleta se divirta enquanto aprende.

   

O programa Clube Oficial Play+Stay baseia-se num sistema de acreditação de clubes, 

seguindo critérios base fundamentais para o desenvolvimento dos próprios clubes e do

Ténis nacional, conforme ilustrado neste mapa.

 

Os Princípios da escola com seus atletas são:

- Proporcionar momentos de diversão;

- Aperfeiçoar e aprender novas habilidades;

- Estar entre amigos;

- Exercitar-se e estar em forma;

- Adquirir hábitos para uma vida activa e saudável;

- Desenvolver uma auto-imagem positiva;

- Aprender a trabalhar em equipa;

- Aprender a lidar com a vitória e a derrota;

- Aprender a respeitar os outros;

- Controlar as suas emoções;- Enfatizar pensamentos positivos;

- O prazer da competição e o significado de esforço;

- A virtude da paciência.

  Jogar ténis é fácil, divertido, saudável e é acessível a todos !

 

 

 

 

CardioTénis


A Escola de Ténis CHPF tem mais uma valência, o  Cardiotenis . As aulas são uma vez por semana, no Clube, o preço mensal é de 25 euros e as inscrições já estão abertas.O escola dispõe de 1 campo onde quem quer pode praticar esta modalidade e ensina-se a pratica-la dos 8 aos 80 anos.

Aproveite e aprenda esta modalidade desportiva e bastante divertida, ainda está a tempo.

Fruto da evolução que o ténis tradicional tem vindo a sofrer, e à semelhança de sucedeu com muitos outros desportos clássicos,   caracteriza-se justamente pela combinação entre o tradicional e o moderno, mais concretamente, aliando os movimentos técnicos do ténis tradicional mas sem rigor técnico e juntando  música e divertimento.

Por outro lado, se o ténis tradicional é jogado na vertente de singulares e pares, o Cardiotenis foi concebido em função de uma aula de grupo e envolve uma série de exercícios cardiovasculares; cada aula tem a duração de 50 minutos. E, idealmente, deveria ser praticado 2/3 vezes por semana; ao fim do primeiro mês os resultados são visíveis: aumento da capacidade cardiovascular, perda de peso e maior tonificação muscular. Portanto, para os que nunca jogaram ténis, para os que jogam, para os que desistiram de jogar, esta é uma nova e descontraída oportunidade a ser tida em conta.Temos um monitor credenciado pela Federação Portuguesa de Ténis a sua disposição.

 

 

O que é ?

  É uma atividade que conta com muitos praticantes nos Estados Unidos, tendo Portugal sido escolhido como o País mais indicado para a apresentação a nível europeu, desta variante do Ténis.Esta nova forma de estar em campo mistura movimentos rápidos, sem preocupações de posturas técnicas a uma permanente ação ao ritmo da música. Aqui o monitor controla o que o grupo faz,tentando sempre que todos se entusiasmem com as batidas rítmicas e verificando a forma de cada atleta em campo através do controle de pulsações.E tem como objetivo principal proporcionar ao aluno um excelente exercício físico.  É indicado para todas as pessoas que desejam exercitar-se, queimar calorias, perder peso e sentirem-se saudáveis, independente de saberem jogar ténis.

O monitor que ministra o treino normalmente divide o trabalho em 3 partes distintas:

1. Aquecimento;
2. Desenvolvimento;
3. Regresso á calma.

Sendo possível queimar entre 600 e 800 calorias por sessão. Também é interessante que cada atleta participe na aula utilizando um cardiofrequencímetro, pois cada um deverá exercitar-se dentro da sua zona ideal de trabalho.  Além disto é utilizado música, pois a motivação, alegria e descontração são fundamentais neste tipo de aulas.
Resumindo o  Cardiotenis  é uma nova e divertida atividade de grupo composta por variadíssimos exercícios, destinados a proporcionar aos atletas de todos os níveis o derradeiro treino de energia positiva. Existem programas específicos para jogadores, combinando um ótimo trabalho cardio com um trabalho mais técnico, mas se é principiante ou mesmo se nunca pegou numa raquete,  pode e deve experimentar, pois, além de existirem programas direcionados para este tipo de atletas, é bem mais divertido do que exercitar-se num espaço fechado ou em qualquer outro tipo de treino repetitivo.

Se procura uma nova forma de estar em forma e queimar calorias, experimente o  Cardiotenis .

Benefícios

1.  Os atletas elevam consistentemente o ritmo cardíaco até á zona de treino aeróbico;

2.  É muito mais divertido do que trabalhar numa máquina;

3.  Os atletas realizam pequenos ciclos de trabalho de alta intensidade combinado com períodos de descanso;

4.  É uma actividade de grupo divertida, onde atletas de todos os níveis celebram o gosto conjunto pelo ténis;

5.  Enquanto joga ténis, o foco principal é em produzir um bom treino físico;

6.  Naturalmente vai melhorar o seu jogo, em virtude da dinâmica e da repetição constante das pancadas;

7.    Mais informações sobre o Cardio Ténis estão disponíveis no site www.cardiotennis.com

As sessões são conduzidas pelo monitor de Cardiotenis Vítor Baiôa. 

 

Equipa Técnica


 

 

Vítor Manuel Baiôa                    

Treinador Ténis Grau II

Monitor de Cardiotenis

Ivo Miguel Martins Pedro Ferreira Tavares

Treinador Ténis Grau II

 
 

Vítor Hugo Rodrigues Baiôa

Treinador Ténis Grau I

   
     

Aulas     |     Alugueres     |     Outros serviços

Aulas


   
 

Para a prática da modalidade, a escola encontra-se em funcionamento durante todo o ano, de 2ª a Sexta entre as 9h00 às 23h00 e Sábados das 9h00 às 20h00. Para mais informações, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou do telefone (+351) 962992582.

Caso pretenda efetuar desde já a sua inscrição, solicitamos que preencha a respectiva ficha

e a envie para o endereço acima indicado, ficando a aguardar por um contacto da nossa equipa técnica, no sentido de efetivar a inscrição e o horário pretendido.

 

Alugueres


O recinto desportivo pode ser alugado com antecedência, tendo em conta os seguintes critérios: 

  Regras:
 

  A Reserva deverá ser efetuada por telefone ((+351) 962992582) ou por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ), com a devida antecedência e só poderá ser considerada efetiva, após a confirmação por parte da Equipa técnica que necessitará de avaliar a disponibilidade do recinto desportivo.

   
 
       
       
       

 

Outros serviços


 

- Encordoação;

- Equilíbrio de raquetes de ténis.

Poderá entregar a sua corda ou escolher algum dos modelos que temos à sua disposição. Aconselhe-se junto de um dos treinadores da escola para escolher a corda mais ajustada às suas necessidades.

No âmbito das atividades da Escola de ténis, tem-se vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas a nível social, com o intuito de promover o convívio entre todos os atletas, pois consideramos que o desenvolvimento das competências sociais, é uma mais valia em todos os aspetos de vida.

 

Jantar de Natal

 

Passeio ao Jamor

Área reservada

Autenticar

Login to your account

Username *
Password *